O 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação aconteceu em Goiânia

Serviço Geológico do Brasil participou do evento, na mesa redonda sobre propostas de estruturação e articulação dos centros de tecnologia mineral existentes

Por Conexão Mineral 23/02/2024 - 15:37 hs
Foto: SGB-CPRM
O 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação aconteceu em Goiânia
Valdir Silveira, diretor da DGM do SGB, durante 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral

O 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação foi realizado no dia 20/02, em Goiânia. Na ocasião, foi discutido o estágio atual de desenvolvimento dos centros de pesquisa, além de identificar eventuais gargalos e propor estratégias para oferecer melhor aproveitamento de capacidade e desenvolvimento da cadeia de agregação de valor em território nacional.

O evento contou com a participação de Valdir Silveira, diretor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que participou de mesa redonda sobre propostas de estruturação e articulação dos centros de tecnologia mineral existentes. Além disso, também estavam presentes a Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Sheila Knust, e a chefe da Divisão de Geodinâmica (DIGEOD), Joseneusa Rodrigues, reforçando o compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor.

Para Valdir, o 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação teve como ponto alto proporcionar um espaço para compartilhamento de conhecimento, networking e colaboração entre profissionais, pesquisadores e empresas do setor mineral. “Ele pode impulsionar o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a sustentabilidade na indústria mineral, contribuindo para o crescimento econômico e social do país”, destacou.

Nesse contexto de desafios globais, a mineração se destaca como um pilar para soluções sustentáveis, com o evento servindo como uma plataforma vital para discutir o desenvolvimento tecnológico no setor mineral. Esta inovação é essencial para enfrentar questões prementes como a transição energética, a exploração de novos minerais, a segurança alimentar, e a verticalização da indústria mineral.

Organizado pelo Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás e do Distrito Federal (SIEEG-DF), o encontro teve como sede a FIEG – Casa da Indústria, reunindo destacadas autoridades e especialistas nacionais para um debate aprofundado sobre a importância da pesquisa e inovação no desenvolvimento econômico e social através da mineração.

Representantes de instituições-chave também marcaram presença, enfatizando a importância da colaboração e do diálogo entre os diversos atores do setor para o avanço da mineração sustentável no país.